top of page

Se continuamos a pensar, sentir, agir e regir como sempre o fizemos, colheremos os mesmos resultados que temos tido até aqui. Temos sido a soma disto.

​É preciso mudar? 

 

Tudo no Universo está em permanente transformação

             Olá. Agradeço enormemente a sua visita

                   Este SITE está sendo desativado

            Convido você a acessar nosso novo site=

                       www.robsonmorada.com.br

  Tenho certeza que você vai adorar. Nos veremos lá.

          ESPAÇO TERAPÊUTICO FU HSI (庖犧)

Equilíbrio Yin e Yang

 

Somos como que uma grande bateria, onde, quase a totalidade das nossas funções decorrem da interação entre duas forças básicas, complementares e necessárias no equilíbrio da vida: energia Yin: negativa, fria, lunar, receptiva... e, energia Yang: positiva, quente, solar, atrativa... Da interação entre ambas se dá o equilíbrio, saúde ou o desequilíbrio, adoecimento. Do desequilíbrio entre ambas decorre o desiquilíbrio energético e esta Ã© a causa principal dos transtornos que repercutem no físico, na psíque, no emocional, no espiritual. O Ser vivo entra num estado alterado do equilíbrio de sua unitotalidade múltipla.

Originalmente o Ser vivo, em especial, o Ser Humano é equilibrado, perfeito, saudável.

É possível reaver o estado original do Ser Humano, a partir da utilização dos mecanismos de reequilíbrio, dispostos pela Natureza, na própria Natureza, inclusive no próprio Ser Humano.

                                                      

                                                     

Hábitos de Vida

 

Do nosso modo de viver se deriva toda uma dinâmica singular, particular e individual que reverbera na condução de nossas energias; estas seguem trajetos específicos ao longo de canais especializados de energia. Estes canais de energia não são verificáveis a partir de dispositivos físicos, uma vez que são constituidos de energia. Fazem parte nossa ultra-anatomia, de nossa ultra-fisiologia. Entretanto, a manipulação destes pontos, seja colocando calor, frio, fazendo sucção, massageando ou perfurando, produzem mudanças especiais na funcionalidade de nossa unidade individual. Dos vegetais, dos elementos da natureza e dos alimentos se obtém tipos e subtipos de energias especiais para intervir na unidade orgânica.

Estes, são recursos e métodos que formam o corpo dos  princípios de intervenção deixados pela tradição ancestral da Sabedoria Chinesa, conhecidos pelo nome de Acupuntura.

 

Metodologia

 

​Os métodos disponíveis de diagnóstico e de tratamento utilizado pela acupuntura são os trazidos ao longo dos milênios. Foram desenvolvidos pela Sabedoria ancestral chinesa. Sua origem se perde na poeira dos milênios. Nada têm a ver com a medicina ocidental , nem com os preceitos ou com as funções privativas das ciências ocidentais. Não há medicamentos, fórmulas químicas, intervenções cirurgicas na pratica tradicional da acupuntura. Então, não se trata doenças. Trata-se, como vimos, os transtornos energéticos de onde decorrem os transtornos. Não há doentes. Há Seres que transitam num quadro de deficiência ou de excesso de energia, submetidos a transtornos do seu equilíbrio original.

Por isso, é de imprescindível importancia atentarmos para o nosso modo de vida, nossos hábitos, nossa forma de pensar, de sentir, de agir e de reagir, nossa forma de falar, de andar... Começar nosso processo de cura, a partir da disposição pessoal em mudar-se, a si mesmo.

Falando sobre alguns dos

recursos utilizáveis pela Acupuntura...

​

​

​

​

​

​

​

​

  



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Moxaterapia. 

​

MOXABUSTÃO é uma prática criada na Pré-História Chinesa, utilizada para tratar e prevenir doenças através da aplicação de energia yang, a partir de transferência de calor em pontos da Acupuntura, dispostos ao longo dos meridianos de energia distribuídos ao longo do corpo. A moxa é geralmente preparada com a erva Artemisia sinensis ou Artemisia vulgaris e pode ser aplicada de várias formas, sendo muito usual o bastão, e assim, desobstruir canais de energia acometidos por energias perversas de frio e umidade, que trazem disfunções e desarmonias no organismo. Muito eficiente nas dores e nas patologias resultantes de deficiência. A moxa pode ser mais eficiente do que a aplicação das agulhas, em certos casos, e outras vezes ambas são sinérgicas. Indicação segura para crianças, idosos, e quando o doente estiver muito enfraquecido ou magro.  É mais utilizada durante o tempo frio ou temperado. Pode ser aplicada sob a forma chamada "direta" e a "indireta".  Salvo melhor avaliação que a indique, deve ser evitada para os tratamentos de doenças com quadro de febre, dores de cabeça, em casos de problemas psíquicos, lesões na pele, em áreas próximas aos genitais, mamilos, couro cabeludo e rosto.

Ventosaterapia.

​

VENTOSA tem registros históricos que datam de centenas a milhares de anos, nas regiões primitivas do mundo. Era, inclusive, utilizada pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos, cerca de duas e meia polegadas de comprimento, provocando o vácuo por sucção oral na ponta do chifre, sendo em seguida tamponado. Também têm-se informações de seu uso desde o antigo Egito.  No século passado, a operação de inspirar copos de ventosas no corpo consistia em colocar sobre a pele uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior. Este método chamado de "ventosa seca" era aplicado na pele nua, causando trauma subcutâneo e agindo como contrairritante.  Em alguns métodos de aplicação a ventosa pode  deixar marcas (hematomas), que podem ter a coloração vermelha, roxa, marrom e preta. Essas colorações servem para diagnosticar a qualidade de sangue e o grau de intensidade energética para que seja possível identificar um padrão de desarmonia no corpo. A ventosa tem como principal uso tratamentos de tensão e dor muscular, hipertensão arterial, problemas respiratórios, alergia e intoxicação, cicatrizes cirúrgicas, celulite e furunculose. Muito útil no combate dos reflexos causadores de falsas dores, nos rins e pulmões. Associada com a massoterapia tem conseguido resultados impressionantes para redução da gordura localizada e, principalmente, das celulites. A aplicação de ventosas no corpo, além de facilitar as trocas gasosas e regular o pH sanguíneo e trazer um efeito reflexo quando aplicada em pontos de Acupuntura, se usada para massagear usando um meio lubrificante (óleos aromáticos), produz o "efeito massagem." 

...........................................................................

Textos são fragmentos extraídos da monografia HOLOPUNTURA - Acupuntura Tradicional Sistêmica Associada a Terapias Alternativas nas Algias Musculoesqueléticas, de autoria de Robson Barbosa Lopes 

Acupuntura.


 Uma prática milenar que nasceu da interpretação dos fenômenos naturais e da própria natureza, que considera o homem como o principal participante do cosmo (JÚNIOR, MARTINS & AKERMAN, 2005).

A Acupuntura é uma arte tradicional chinesa que se utiliza do agulhamento em pontos específicos que compõe os meridianos, dos quais trataremos mais adiante. Dentre os recursos da Acupuntura, a técnica do agulhamento é a mais conhecida dentre os povos de todo o mundo, e é apenas uma das técnicas terapêuticas que compõem um conjunto de saberes e procedimentos culturalmente constituídos, e dos quais não pode ser dissociada.

Isolada ou assomada a outras terapias alternativas,  proporciona uma abordagem diferente da medicina ocidental, podendo ser adotada como recurso exclusivo ou complementar, e até facilitador da abordagem concomitante, sempre que a atenção esteja focada nos melhores resultados terapêuticos em favor do paciente.

 

 

​

  



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 
Terapia significa tratar, harmonizar, equilibrar.  Holística do grego holus: totalidade. São recursos de tratamentos que lidam com o indivíduo, o Ser, como sendo um todo, sem segmentá-lo nas muitas partes que o formam: olhos, intestinos, circulação, etc. Não visa a cura da doença; equilibra o Ser. Assim, restaura a saúde, o equilíbrio.  Cada caso é considerado como de fato é: singular, particular, único. 
Terapia Holística é um conjunto de técnicas de origem milenar, sendo que, atuando exclusivamente ou associadas a outros recursos terapeuticos são capazes de propiciar mais qualidade de vida e maior bem-estar individual, de proporcionar harmonia, autoconhecimento e incrementar a capacidade e as habilidades individuais para que o indivíduo possa ser bem-sucedido na lida consigo e frente às situações cotidianas.  Algumas das técnicas holísticas complementares mais conhecidas são, por exemplo:  Terapia Floral, Terapia Corporal , Acupuntura, Laserterapia, Magnetoterapia, Auriculoterapia, Massoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, Reiki, dentre muitas outras técnicas...
Popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico que escolhe a terapeutica mais indicada para o caso em específico, a partir do estabelecimento de um processo interativo com seu cliente, levando este a uma série de mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: hábitos, costumes, comportamentos, elaboração da realidade e/ou preocupações... O terapeuta avalia os possíveis desequilíbrios energéticos, suas predisposições e prováveis consequências; promove a catalização da tendência natural em todos os seres ao auto-equilíbrio, facilitando-a pela aplicação de  terapêuticas, com o objetivo de transmutar a desarmonia em equilíbrio.
 
     Mais informações acesse:    www.sinte.com.br/                           ​http://www.abrath.org.br/index.htm                            http://www.holisticaonline.com.br/​                                      http://www.humaniversidade.com.br              http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1224                      http://ceata.com.br/site/                
         ww.satosp.com/
 
 
 

 

Falando Sobre Terapia Alternativa ou Integrativa...

 

 

Falando sobre o Terapeuta Holístico...

- Formado pela Escola Brasileira de Acupuntura e de Terapias Holísticas, no Curso: Acupuntura, Moxaustão e Ventosaterapia​​,

                   concluído em 1.999, com 1820 horas aula.  Participou de vários outros cursos livres correlatos.

- Especialista é o  autor da monografia HOLOPUNTURA - Acupuntura Tradicional Sistêmica Associada a Terapias Alternativas nas Algias Musculoesqueléticas.

- Credenciado Junto ao SINTE - Sindicato dos Terapeutas, sob o CRT 45.696

                SINTE - Sindicato dos Terapeutas.  Alameda Santos, 211 - cj 1403. São Paulo - SP. CEP 01419-000

                            0800-117810 - (11) 3171-1913                        e-mail: contato@sinte.com.br 

Ministra  Aulas  de  Técnicas  Corporais  baseadas  na  Tradição  Oriental:   Alongamento, Fisioestimulação Sistêmica e Xián Gong,

                                                                                                                                       Relaxamento, Concentração, Meditação, Pranayama

             Olá. Agradeço enormemente a sua visita

                   Este SITE está sendo desativado

            Convido você a acessar nosso novo SITE=

                       www.robsonmorada.com.br

Tenho certeza que você vai adorar. Nos veremos lá.

​

      ESPAÇO TERAPÊUTICO FU HSI (庖犧)

    O Terapeuta é o inexperiente editor deste site.  Então, já sabemos que talvez este site siga em construção por muito tempo.  Por isso, pede desculpas pelas imperfeições, sabendo poder contar com a sua gentil compreensão e imprescindíveis contribuições construtivas.

bottom of page